PIB português com quebra histórica no segundo trimestre

Publicado em 31/07/2020 10:05 em Destaques

O Produto Interno Bruto (PIB) português registou no segundo trimestre uma histórica queda de 16,5% em termos homólogos (face ao mesmo período do ano passado), reflectindo o impacto negativo da pandemia de Covid-19, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE, nas suas estimativas rápidas, indica também que em cadeia (comparando com o trimestre precedente) o PIB caiu 14,1% no segundo trimestre de 2020.

A contracção homóloga é explicada principalmente pelo contributo negativo da procura interna para a variação do produto, reflectindo a expressiva contracção do consumo privado e do investimento, adianta o Instituto.

A procura externa também deu um contributo negativo mais acentuado no segundo trimestre, que traduz uma diminuição significativa das exportações de bens e serviços, mais intensa do que a das importações de bens e serviços, acrescenta.

A redução das exportações de bens e serviços é em grande medida explicada pela quase interrupção do turismo de não residentes, adianta o INE.

Estas explicações são igualmente válidas para a evolução em cadeia.

O INE indica que antecipou a estimativa rápida a 30 dias, que já estava em testes, e assinala que manterá a segunda estimativa do PIB a 45 dias para 14 de Agosto, observando que a divulgação mais precoce comporta uma maior probabilidade de revisões mais significativas, agravada pelas incertezas associadas à pandemia.

Ainda sem comentários