Huawei liderou mercado smartphones no segundo trimestre

Publicado em 30/07/2020 19:05 em Indústria Telecom

A Huawei ultrapassou as vendas da Samsung no segundo trimestre e lidera pela primeira vez o mercado mundial de smartphones, segundo as primeiras estimativas da consultora e analista de mercados Canalys.

A Canalys estima que a Huawei vendeu 55,8 milhões de smartphones no segundo trimestre, uma redução homóloga (face ao mesmo período do ano passado) de 5%, enquanto a Samsung transaccionou 53,7 milhões de unidades, uma queda homóloga de 30%.

A consultora recorda que a Huawei continua sujeita a restrições da administração dos Estados Unidos, que afectaram o negócio da gigante chinesa de telecomunicações e provocaram uma queda de 27% nas suas vendas para o estrangeiro, enquanto na China aumentaram 8%.

Indica que as vendas da Huawei no mercado doméstico representaram 72% do total e as vendas no resto do mundo pesaram 28% nas unidades transaccionadas no trimestre passado.

Para Ben Stanton, analista sénior da Canalys, citado no comunicado, destaca que a Huawei teve «um resultado notável» que poucos antecipariam há um ano, acrescentando que se não fosse a Covid-19 não deveria ter acontecido.

A Samsung tem uma presença muito fraca na China, com uma quota de mercado inferior a 1%, e registou reduções de vendas nos seus principais mercados, como Brasil, Índia, Estados Unidos e Europa, acrescenta.

O analista da Canalys Mo Jia, citado no comunicado, destaca que este primeiro lugar é muito importante para a Huawei, que precisa de mostrar o reforço da marca aos consumidores chineses, a fornecedores de software e a desenvolvedores de software, mas considera que será difícil para a marca chinesa manter a liderança do mercado mundial no longo prazo e o reforço na China não permitirá por si só sustentar a liderança quando a economia mundial recuperar-

Ainda sem comentários