O presidente executivo da PT, Zeinal Bava, apresentou hoje o novo tarifário pré-pago «e», com chamadas de voz e SMS ilimitadas para os 7,3 milhões de clientes da rede TMN por um preço a partir dos 10 euros mensais.
Em encontro com a imprensa, Zeinal Bava salientou que este tarifário, a que chamou «um pré-pago de quarta geração», pode incluir ligações à Internet com um limite de 500 Megabytes (Mb) por um preço adicional de 5 euros mensais.
O presidente executivo da PT anunciou que a TMN «tomou a resolução de este ano não perder nenhum cliente por questões de preço», ao mesmo tempo que investe na melhoria da sua rede.
Nos documentos distribuídos na conferência de imprensa, explica-se que as comunicações gratuitas estão sujeitas a uma política de utilização responsável de 2.000 minutos por mês e 1.500 SMS por dia para a rede TMN, o que põe um limite nas comunicações ilimitadas.
Zeinal Bava afirmou que a TMN, que em 1995 revolucionou as comunicações móveis ao lançar o Mimo, o primeiro pré-pago do mundo, com tecnologia portuguesa, volta agora a inovar com um tarifário pré-pago com comunicações ilimitadas para a sua rede e comunicações Internet até 500 Mb incluídos.
O tarifário com SMS gratuitos 24 horas e chamadas de voz para TMN gratuitas à noite e ao fim de semana custa 10 euros e o que inclui chamadas gratuitas para a TMN 24 horas por dia custa 20 euros. As mesmas opções com 500 Mb mensais de Internet custam mais cinco euros em ambos os casos.
O presidente executivo da PT salientou que a adesão dos clientes de telefonia móvel aos serviços Internet não teve o êxito esperado porque as pessoas percepcionam facilmente os minutos de conversação mas não os Mb consumidos e receiam o custo da Internet.
Sustentou que os 500 Mb incluídos nos tarifários «e» chegam para ver mil filmes no «You Tube» e garante um tarifário pré-determinado para que nem for utilizador intensivo da Internet móvel, observando que os utilizadores intensidvos da Web dispõem de outros planos de tarifas.
Zeinal Bava disse que a TMN quis arrancar o ano com este novo pré-pago, «no momento desafiante que o país atravessa».
O presidente executivo do grupo indicou que o novo tarifário com oferta de chamadas ilimitadas na rede TMN sem perda de qualidade do serviço é possível devido à aposta forte do grupo PT no investimento em modernização e melhoria da qualidade da rede.
Zeinal Bava indicou que a TMN está a reforçar os investimentos na sua rede para dar mais cedo «as boas vindas à quarta geração móvel», o Long Term Evolution (LTE), embora a adopção desta tecnologia ainda esteja dependente da disponibilização do espectro radioeléctrico.
Adiantou que 3 300 estações de base da TMN, 85% do total, estão ligadas por fibra óptica e que a TMN faz parte do grupo restrito de 61 operadores do mundo (7% do total) que estão a planear ou implementar a tecnologia LTE.
Para o CEO da PT, a vantagem competitiva do grupo é ser líder na inovação e investir na inovação com preocupação de chegada rápida ao mercado.
Zeinal Bava garantiu que o novo tarifário «e» foi preparado através da auscultação dos clientes da operadora móvel e das suas necessidades e preocupações e foi testado com um grupo piloto de utilizadores.