IDC revê em forte baixa previsões despesa Tecnologias Informação

Publicado em 11/05/2020 14:09 em Destaques

A consultora e analista de mercado IDC reviu em forte baixa as suas previsões para a despesa mundial em Tecnologias da Informação (TI) em 2020, para 2,25 biliões (milhões de milhões) de dólares (2,08 biliões de euros), em queda de 5,1% face a 2019.

Em Janeiro a IDC ainda previa que a despesa global em TI crescesse 5,1%, em Fevereiro reduziu para um aumento de 4,3%, mas em Março já previu uma descida de 2,7%, acentuando para uma redução mundial de 5,1% este ano, na previsão de Abril, agora divulgada.

A IDC apenas antecipa um aumento, de 3,8%, para a despesa em infra estruturas de TI, para 237 mil milhões de dólares (219 mil milhões de euros), impulsionada nomeadamente pela despesa em infra-estruturas «cloud», com actualização ou construção de centros de dados.

Stephen Minton, um vice-presidente da IDC, citado na nota da analista, salienta que os fornecedores de serviços na nuvem irão investir na previsão da evolução da procura empresarial por soluções na nuvem compensando a redução das despesas de capital das companhias.

Acrescenta que algumas companhias vão cortar despesas de capital em tecnologias e outras vão adiar novos grandes projectos.

A maior queda homóloga (face ao ano precedente) prevista para 2020, de 12,4%, será na despesa em dispositivos de TI, que inclui computadores, servidores e telemóveis, entre outros, seguida por uma redução de 2,6% nos serviços de TI e uma descida de 1,9% na compra de software.

A consultora espera para o ano em curso uma redução de 0,8% nas despesas de telecomunicações, com a queda travada pelo investimento de operadores de muitos países nas redes móveis 5G e por uma procura crescente de serviços de banda larga fixa causada pelas as restrições impostas pela pandemia.

No conjunto, a despesa em tecnologias da Informação e comunicação (TIC) deverá baixar 3,4% em 2020, para pouco mais de 4 biliões de dólares (3,7 biliões de euros), segundo a IDC.

Ainda sem comentários