Um trimestre de interrupção do comércio mundial pode custar 700 mil milhões euros

Publicado em 08/04/2020 21:41 em Notícias economia

A Euler Hermes, líder mundial em seguros de crédito, estima que a interrupção do comércio mundial por medidas de restrições fronteiriças implementadas por Europa e Estados unidos devido ao Coronavírus, pode custar ao comércio mundial 700 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2020.

Em comunicado distribuído pela COSEC – Companhia de Seguros de Crédito, uma participada da Euler Hermes, a companhia estima que o crescimento da economia mundial desacelere dos 2,5% de 2019 para 0,8%.

A Euler Hermes estima que o PIB da zona euro caia próximo dos 2% no primeiro trimestre, recuo que poderá chagar aos 3,5% em Itália, o país europeu mais afectado pela pandemia, considerando um mês de forte contenção da actividade, mas alerta que cada mês adicional de contenção impacta entre 20 e 30% o crescimento das economias.

Indica que o número de insolvências de empresas em 2020 pode aumentar 14% a nível mundial e 16% na Europa Ocidental.

A multinacional de seguros de crédito admite que o volume de negócios das empresas da zona euro caia entre 15% e 25% até ao fim do mês de Março e que os sectores com maior risco de insolvências sejam a construção civil, o agro-alimentar e os serviços.

Ainda sem comentários