A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou hoje que passa a disponibilizar na app Caixa Directa um assistente digital que permite aos clientes interagirem por voz, em português, para resolução de problemas como o pedido de carência do seu crédito à habitação ou crédito pessoal.
Em comunicado, a Caixa adianta que o pedido fica registado e os clientes são posteriormente contactados pelos serviços para darem seguimento ao pedido e sublinha que é a primeira assistente digital transaccional de um banco em Portugal e uma das primeiras na Europa.
Salienta que, em breve, a assistente digital da app Caixa Directa, que está dotada de inteligência artificial (IA, na sigla inglesa), passará também a responder a dúvidas que sejam colocadas pelos clientes.
Acrescenta que os seus clientes podem também desbloquear o acesso ao serviço Caixa Directa, ao clicar em «pedir ajuda» no menu inicial, escolher a opção assistente digital e responder correctamente a algumas questões colocadas, para o acesso ficar automaticamente desbloqueado.
A CGD indica que o sistema foi desenvolvido em parceria com a start-up portuguesa AgentifAI, cuja área de negócio é a implementação de assistentes inteligentes em plataformas digitais.