300 milhões de subscritores de quarta geração móvel em 2015

Publicado em 07/01/2011 15:27 em Destaques

O Long Term Evolution (LTE), a quarta geração de telecomunicações móveis, deverá ter cerca de 300 milhões de subscritores em 2015, o que representará 4% das assinaturas mundiais de telefonia móvel, segundo um relatório da Wireless Intelligence.

O estudo prevê que no fim do primeiro semestre do ano em curso se atinja o primeiro milhão de ligações LTE, admitindo 350 mil subscritores no final do ano que findou.

A Wireless Intelligence estima que em 2011 a América do Norte (Estados Unidos e Canadá) liderarão nesta tecnologia, com 37% dos total de subscritores, seguindo-se a Ásia/Pacífico (32%) e a Europa Ocidental (22%).

No entanto, a partir de 2012 a região Ásia/Pacífico liderará, representando mais de 40% do mercado mundial, enquanto a partir de 2013 a Europa Ocidental poderá ultrapassar a América do Norte, segundo o relatório.

A Wireless Intelligence prevê que em 2015 a Ásia/Pacífico represente 43% das subscrições mundiais de quarta geração móvel, com a China a garantir metade das ligações daquela região, a Europa Ocidental 24%, a América do Norte 18%, a Europa de Leste e o Mèdio Oriente 5% cada, a América Latina 4% e África 1%.

O estudo tem em conta os projectos de implementação de redes LTE agendados para os próximos cinco anos.

Joss Gillet, autor do relatório e analista sénior da Wireless Intelligence, salienta que os primeiros assinantes da quarta geração móvel serão pessoas que procuram serviços baseados em forte largura de banda.

A consultora indica que a aceleração da expansão da tecnologia se iniciará em 2012, embora ainda limitada pelo custo do serviço e pelo preço e número de terminais disponíveis.

Recorda que a expansão do LTE está dependente da disponibilização de espectro radioeléctrico na banda adequada para o funcionamento da nova tecnologia móvel.

Ainda sem comentários