As tecnologias nascentes de carregamento sem fios de dispositivos móveis poderão gerar receitas potenciais de 4 mil milhões de dólares (quase 3,1 mil milhões de euros) em 2014, previu a consultora tecnológica In-Stat.
Várias tecnologias que permitem carregar dispositivos móveis (computadores portáteis, telemóveis, tabet PC e outros) colocando-os na proximidade de um carregador, sem os ligar por fios, estão a posicionar-se no mercado mundial.
Jim McGregor, chefe de estratégia de tecnologias da In-Stat, citado em comunicado, salienta que vários fabricantes estão a desenvolver carregadores e dispositivos móveis com capacidade de carregamento sem fios.
No entanto, apenas um número reduzido de fabricantes terá capacidade para impor standards e construir os seus próprios sistemas.
A Palm está a incorporar tecnologia de carregamento sem fios nos seus smartphones Palm Pre e a Dell está também a apostar neste tipo de tecnologia em portáteis.
A In-Stat prevê que os primeiros a adoptar os carregadores sem fios serão os utilizadores de dispositivos de nicho, que os preços destas tecnologias deverão baixar rapidamente até 2014 e que parte significativa destas soluções destinar-se-ão à utilização em automóveis.