Sigma fp é Câmara «full frame» mais pequena e leve do mundo

Publicado em 23/11/2019 00:16 em Electrónica de Consumo

O director-geral da Comercial Foto, representante em Portugal da marca Sigma, assinalou que a Sigma fp é a câmara «full frame» mais pequena e leve do mercado, onde a Sigma integrou pela primeira vez um sensor Bayer e que é uma máquina mais virada para o vídeo e cinema.

Em apresentação à imprensa, o director de vendas e marketing da Comercial Foto, Rui Machado, afirmou que a Sigma desconstruiu as máquinas fotográficas e construiu uma câmara que, além de fotografar, vai de encontro às reais necessidades de quem trabalha com câmaras de vídeo profissionais, com capacidade para responder de forma rápida a essas necessidades.

Rui Machado salientou que a Sigma fp pode ser usada de um modo simples ou com uma panóplia de coisas para cinema e observou que a Sigma não pôs coisas que não são necessárias na câmara mas tem funcionalidades de que o videografos podem necessitar.

Abel, videografo que fez uma apresentação, destacou que as câmaras existentes são muito complexas e dão demasiadas opções, o que por um lado é bom mas, por outro, leva a que se passe muito tempo a configurar a máquina.

Acrescentou que a Sigma fp foi desenhada para ser utilizada, não para se estar à procura da melhor forma de usar a câmara, «liga-se e está pronta a usar» e tem internamente capacidades muito alargadas.

Rui Machado disse que a Sigma teve muito cuidado com o desempenho e a robustez da câmara e que a fp tem um desempenho equivalente a câmaras muito maiores, tem um sensor de imagem «full frame» de 35 milímetros (MM) e filma verticalmente.

Indicou que é uma câmara ideal para ser usada em drones porque o seu baixo peso (370 gramas, 460 gramas com bateria) permite aumentar o tempo de autonomia do drone em cerca de 10 minutos quando comparada com outras câmaras.

O responsável de marketing da Comercial Foto sublinhou que, sendo muito modular, a Sigma fp permite utilizações muito diversas com diferentes componentes e tem um Director View Finder que permite emular uma série de máquinas que os directores de cinema usam.

Rui Machado indicou que a Sigma fp 24 pode ser usada com objectivas de outras marcas e tem adaptadores para suportar objectivas de cinema, tem corpo em alumínio que protege contra poeiras e salpicos de água e incorpora placas de dispersão de calor que permitem aumentar a qualidade em trabalhos mais longos.

Adiantou que a fp tem a selagem típica de uma máquina profissional, o disparador electrónico é silencioso, não tem filtro «low pass» para permitir imagens com resolução total e vem com estabilizador electrónico.

Rui Machado indicou que o corpo da câmara tem medidas de 112,6X69,9X45,3 milímetros e custa 1999 euros (só o corpo) ou 2549 euros num kit com objectiva.

Ainda sem comentários