Mais de 30 empresas alemãs na Conferência da ACEPI

Publicado em 23/10/2019 08:57 em Internet

Representantes de mais de 30 empresas alemãs estarão presentes na Conferência Internacional da ACEPI sobre o estado da transformação digital em Portugal, que decorre terça e quarta-feira em Lisboa com cerca de duas centenas de oradores e em que se espera uma presença recorde de mais de 4 mil participantes nos dois dias da conferência, indicou o presidente da ACEPI, Nilo Fonseca.

A Alemanha é o país convidado da ACEPI Digital Summit de 2019, seguindo-se a diversos outros países convidados, como Reino Unido, França ou China, ao longo de várias edições da iniciativa da ACEPI que começou em 2003, com a primeira semana do comércio electrónico, ainda com um âmbito mais limitado, disse ao Falar de Economia e Tecnologia Alexandre Nilo Fonseca.

Nos dois dias de debate vai-se discutir no palco «Strategy for Digital» como fazer a transformação digital de Portugal, das empresas e organizações nacionais, incluindo painéis sobre pequenas e médias empresas (PME), posicionamento das marcas e novos produtos e serviços digitais, indicou o presidente da ACEPI.

No palco «Industries Going Digital», está em debate a visão da transformação digital, focada em 10 sectores de actividade, na perspectiva da alteração dos processos, das tecnologias e da organização, acrescentou.

Precisou que no palco «Digital Marketing and Sales» são debatidas questões relacionadas com o marketing, publicidade e vendas e que no palco «Tech Talks» discutem-se as tecnologias numa perspectiva orientada para gestores.

Adiantou que na quarta-feira decorre um mini-concurso em que 10 equipas de escolas do terceiro ciclo do ensino básico vão apresentar apps por elas desenvolvidas.

Alexandre Nilo Fonseca assinalou que na segunda-feira se iniciou um «roadshow» nacional que durante esta semana que leva a ACEPI a várias escolas superiores portuguesas para apresentar o último estudo anual sobre comércio electrónico, desenvolvido há vários anos pela ACEPI em parceria com a consultora IDC.

Revelou que quinta-feira de manhã se realiza no Ministério da Economia, organizada pela ACEPI e por aquele ministério, a mesa redonda «German/portuguese e commerce round table», com participação de 15 responsáveis portugueses e 15 alemães, para apresentação das experiências de ambos os países no digital, fomentar a cooperação entre empresas dos dois países e atracção de investimento alemão para Portugal.

À noite será o jantar de atribuição do Prémio Carreira ACEPI a Manuel Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés.

Nilo Fonseca explicou que Nabeiro será distinguido pelas inovações que a Delta tem vindo a desenvolver e aplicar, adiantando que no mesmo jantar serão reconhecidas as melhores apps de 10 sectores e distinguidos 10 projectos digitais mais transversais.

Sexta-feira realiza-se o Dia das Compras na Net’19, em que as lojas Internet aderentes à iniciativa farão promoções de artigos.

O dirigente da ACEPI afirmou que é uma espécie de «Black Friday» em Portugal e que se realiza aproximadamente um mês antes da tradicional festa dos Estados Unidos.

Ainda sem comentários