A Comissão Europeia (CE) anunciou hoje a abertura de uma investigação formal à Amazon por possível conduta anti-competitiva.
Em causa está, segundo a Comissão, os acordos standard entre a Amazon e os seus vendedores independentes, que permitem à Amazon analisar e utilizar os dados de venda a terceiros dos seus vendedores independentes, que trabalham também com outras empresas.
A Amazon vende directamente os seus produtos aos consumidores na Internet mas também permite que vendedores independentes usem a sua plataforma Internet para fazerem vendas online.
A Comissária com o pelouro da concorrência, Margrethe Vestager, salienta que os cidadãos europeus compram cada vez mais na Internet e é preciso garantir que as grandes plataformas online não assumem comportamentos que eliminam os benefícios competitivos do comércio electrónico.
Acrescenta que ao permitir que vendedores independentes usem a plataforma da Amazon recolhendo informações sobre essas vendas poderá estar a obter vantagens concorrência.
A Comissária assinala que as informações preliminares parecem indicar o uso de informação sensível dos vendedores independentes que usam a sua plataforma pondo em causa a concorrenciais.
A Comissão adianta que se for provado as práticas da Amazon violam as regras da concorrência, será considerado que se trata de um abuso de posição dominante.