Optimus e Vodafone Portugal formalizam parceria para RNG

Publicado em 17/12/2010 23:06 em Destaques

A Optimus e a Vodafone Portugal anunciaram hoje a formalização o acordo para partilha de infra-estruturas de rede de fibra óptica em Lisboa e Porto, que permitirá aos dois operadores fazer ofertas comerciais de redes fixas de nova geração a partir do primeiro trimestre de 2011.

Em comunicado, a Optimus e a Vodafone entendem que o actual acordo, em que as redes se mantêm na propriedade de cada uma das empresas, é gerador de sinergias e oferece uma solução simplificada para a concretização da parceria anteriormente anunciada.

As duas companhias tinham antes prevista a constituição de uma empresa comum para a construção, gestão, manutenção e exploração de uma rede de fibra óptica nos principais centros urbanos, cujo capital seria detido em partes iguais pelo grupo Sonaecom e pela Vodafone Portugal.

As duas operadoras admitem a possibilidade de abrir este acordo de parceria a outros operadores de telecomunicações interessados.

Assinalam que se mantém a actuação comercial independente e competitiva de cada uma das empresas e que este acordo proporciona uma maior racionalidade económica aos investimentos nas redes de nova geração (RNG), com «benefícios claros» para os cliem«ntes e para o país.

«A assinatura deste acordo constitui um marco importante na criação de RNG disponíveis para todos os operadores interessados, racionalizando investimentos num momento particularmente crítico para o país, promovendo a concorrência com sustentabilidade e possibilitando a oferta de serviços de alto débito a preços competitivos», conclui o comunicado.

Ainda sem comentários