A Apple anunciou quarta-feira o Apple Watch Séries 4, com um ecrã maior e novas funcionalidades, nomeadamente no domínio da saúde e «fitness» (exercício físico), beneficiando do novo sistema operativo watchOS 5.
Em comunicado, a marca da maçã adianta que os Apple Watch 4, com uma nova aplicação, permitem fazer facilmente um electro cardiograma (ECG) e receber passados 30 segundos indicações sobre a normalidade do batimento cardíaco, riscos de fibrilação cardíaca, e arritmias cardíacas relevantes.
O watchOS 5 permite que o dispositivo analise a espaços o funcionamento do coração e, em caso de problemas, notificar o utilizador, permitindo-lhe iniciar uma chamada de emergência. Se os sensores do Apple Watch detectarem a imobilidade do utilizador nos 60 segundos após o alerta, a chamada de emergência é feita automaticamente.
A última versão do Apple Watch, com WatchOS 5, permite novas formas de comunicação com outros utilizadores por Wi-Fi ou por rede móvel, incluindo uma função Walkie Talkie.
Os Apple Watch 4 GPS (sem ligação à rede móvel) poderão ser encomendados a partir de sexta-feira e estarão disponíveis a partir de dia 21 de Setembro em 30 países, incluindo Portugal, com um preço de 399 dólares nos Estados Unidos.
Os modelos com GPS e rede móvel poderão ser comprados por 499 dólares, também a partir de 21 de Setembro, em cerca de dezena e meia de países, mas Portugal não está incluído essa primeira fase.