A consultora IDC prevê que as tecnologias da informação (TI) registarão uma sólida recuperação em 2011, com um creesimento anual das vendas de 5,7%, para 1 600 milhões de dólares (1 210 milhões de euros).
A IDC prevê que a mobilidade, as redes sociais e os serviços de «cloud computing» serão o novo paradigma das TI e que em 2011 a produção de terminais móveis inteligentes (smartphones, tablet PC e outros) excederá pela primeira vez as vendas de computadores pessoais.
A IDC indica que deverão ser vendidos no próximo ano 330 milhões de smartphones e 40 milhões de tablet PC, que as redes móveis de quarta geração marcarão presença em 2011, e que metade das pessoas que se ligam à Internet utilizarão dispositivos não PC.
O estudo da IDC admite que no próximo ano serão descarregadas por Internet cerca de 25 mil milhões de aplicações móveis, duas vezes e meia mais do que no ano em curso.
O universo da informação digital poderá crescer quase 50% e atingir os 1,8 mil milhões de gigabytes, admite aquela consultora.
Os mercados emergentes deverão contribuir em mais de metade para o crescimento de vendas de TI previsto para 2011, crescendo a um ritmo médio 2,6 vezes superior ao dos mercados desenvolvidos, para passarem a representar 27% do mercado de tecnlogias.
As vendas de hardware deverão progredir 7,0%, as de software aumentar 5,3% e as de serviços crescer 3,5%, destacando-se o aumento de 4,0% no negócio de serviços de «outsourcing».
O estudo daquela consultora de tecnologias salienta que os serviços de «cloud computing», que permitem ter acesso a software e serviços remotamente, por Internet, deverão crescer 30%, a um ritmo mais de cinco vezes superior ao do sector.
A IDC admite, ainda, que as vendas de software para redes sociais deverá crescer a um ritmo médio anual de 38% nos próximos cinco anos, beneficiando de uma vaga de adopção de plataformas sociais pelas pequenas e médias empresas (PME).
A IDC é uma empresa de consultoria e análise de mercados, que dispõe de mais de um milhar de analistas em 50 países.