A portuguesa Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) e a multinacional de informática IBM anunciaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento de uma solução cognitiva de detecção de fraudes em tempo real.
Em comunicado conjunto, as duas companhias salientam que aquela é uma solução inovadora e única no mercado, que combina os conhecimentos e procedimentos de segurança e anti-fraude da SIBS com a tecnologia cognitiva de última geração, com base na plataforma de inteligência artificial IBM Watson.
A SIBS, que gere o sistema multibanco e outros meios de pagamento, e a IBM assinalam que o objectivo da solução é detectar e evitar actividades fraudulentas sofisticadas, para reduzir os prejuízos para os clientes decorrentes de fraudes, e proporcionar aos clientes mais transparência e confiança nas suas transacções.
Destacam que a pegada digital dos indivíduos ou empresas é cada vez maior, devido a padrões de utilização cada vez mais híbridos entre os vários canais: cartões bancários, Internet e telemóvel.
Por outro lado, a tecnologia suporta padrões de fraude e cibercrime cada vez mais complexos e sofisticados à escala global.
A SIBS anuncia que, com base naquela solução, decidiu reforçar a sua aposta nos serviços de detecção de fraude, incorporando capacidades analíticas avançadas e inteligência artificial e vai desenvolver em conjunto com a IBM um modelo FPaaS (Prevenção de Fraude como um Serviço) na nuvem para reforçar a sua presença em novos mercados e segmentos.
A SIBS indica que para melhorar o desempenho da ferramenta de base deste serviço utilizará a solução «IBM Counter Fraud Management for Safer Payments», disponível na plataforma integrada de soluções Watson para os serviços financeiros, com capacidades cognitivas únicas, algoritmos de «machine learning», com maior precisão na detecção de fraude, reduzindo os falsos alarmes e os custos de operação.
As duas companhias indicam que estão a trabalhar em conjunto para desenvolver uma solução «end-to-end» para monitorização, prevenção, detecção, intercepção e investigação de fraudes nos pagamentos e outras transacções, disponibilizada num modelo cloud a bancos, comerciantes ou outros prestadores de serviços de pagamento.