A Google anunciou que mais de 19 500 portugueses foram formados em cinco meses pelo Atelier Digital da Google.
Esta iniciativa destina-se a formar gratuitamente em competências digitais jovens portugueses, com ou sem formação académica, empregados ou desempregados, e a dotá-los das ferramentas necessárias para aproveitarem oportunidades da digitalização da economia.
A multinacional salienta que a Comissão Europeia espera que surjam nos próximos anos mais de 820 mil vagas em competências digitais no mercado de trabalho da União Europeia (UE). Segundo a Google, a falta de competências digitais é apontada como um problema real em Portugal e foi elevada a prioridade económica e social na UE.
O projecto teve início em Dezembro passado com formação online, que inclui 23 módulos que cobrem diferentes áreas do marketing digital.
A formação por Internet é baseada em tutoriais em vídeo, seguidos de actividades. No final, os formandos podem fazer um teste que lhes dá direito a uma certificação reconhecida pela IAB (Interactiv Advertising Bureau) Europa.
Em Março, a Google passou a complementar a formação online com uma formação presencial de três dias, que se realizou em instituições do ensino superior, em várias cidades.
Aquela formação presencial tem como tema central o marketing digital e inclui formação em optimização para motores Web e pesquisa, marketing nas redes sociais e móvel, análise de Web e internacionalização, conciliando teoria e prática.
A iniciativa da Google teve apoio do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos, da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade do Porto e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior