A Apple anunciou terça-feira, algo inesperadamente, um novo iPad de 9,7 polegadas com o preço mais acessível de sempre, a partir de 329 dólares nos Estados Unidos para o modelo WiFi de 32 gigabytes (Gb) e de 459 dólares para o de 32 Gb com ligação Wifi e a redes móveis.
Em simultâneo, a Apple lançou iPhones 7 e 7 Plus de cor vermelha, de cujos lucros sairá uma contribuição para o combate à SIDA e à transmissão do VIH de mães para filhos, disponíveis em mais de quatro dezenas de países a partir de 24 de Março.
Nos comunicados publicados, a marca da maçã anunciou, também, os iPhone SE com 32 Gb e 128 Gb, duplicando as capacidades de armazenamento pelo mesmo preço.
A Apple indica que o novo iPad vem com um processador A9 com arquitectura de 64 bits, mais poderoso, um novo ecrã Retina mais brilhante, bateria com autonomia «para todo o dia» e acesso a mais de 1,3 milhões de aplicações, incluindo apps de educação para estudantes.
Acrescenta que as câmaras traseira e frontal oferecem um desempenho excepcional com fraca luminosidade e têm gravação de vídeo HD.
O novo iPad estará disponível para duas dezenas de países a partir de 24 de Março, sexta-feira.