A Colara, empresa participada pelo grupo tecnológico português BOLD, anunciou o lançamento de cadernetas e cromos digitais para fazer cadernetas de cromos como antigamente, só que em formato digital.
Em comunicado, a Colara indica que desenvolveu esta plataforma inovadora em parceria com a Bold, enquanto a app Colara para iOS e Android foi desenvolvida pela Carbon, um centro de competências mobile do grupo BOLD.
A empresa revela que a sua plataforma permite obter as cadernetas e as saquetas, colar digitalmente os cromos e trocar os repetidos, uma actividade que remete para a infância de muitos portugueses.
Acrescenta que, para além da caderneta digital, nalguns temas é também possível obter a caderneta e os cromos em papel, para responder aos coleccionistas que gostam de folhear as cadernetas e de as guardar em suporte físico.
O comunicado indica que a Colara nasceu em Maio de 2014 com este projecto pioneiro português «que trouxe novo fôlego ao universo dos coleccionáveis».
A Colara revela que o registo na plataforma e a importação das suas apps são gratuitas.
Entre os cromos disponíveis ou previstos, estão uma colecção de caricaturas de jogadores do Benfica, desenhadas pelo caricaturista Ricardo Galvão, uma colecção de frases dos pacotes de açúcar do café Nicola, a Aventura espacial, Áreas protegidas de Portugal, os 70 anos da TAP, o Mundo da Sociedade Central de Cervejas até 1975 ou armas medievais.
Algumas colecções, como os clássicos da Mercedes Benz ou as histórias da TAP e da Sociedade Central de Cervejas são gratuitas, como se pode ver no sítio Internet em www.Colara.pt.