IBM armazena 1 bit num só átomo

Publicado em 16/03/2017 01:24 em Destaques

A IBM anunciou que conseguiu armazenar um bit de dados num só átomo utilizando um microscópio inventado pela IBM, quando até hoje um bit é armazenado em cerca de 100 mil átomos.

Cada caracter ocupa 8 bits.

Em comunicado, a IBM indica que este avanço tecnológico abre caminho para o desenvolvimento de dispositivos de armazenamento de dados significativamente mais pequenos e prevê que um dia seja possível armazenar os 35 milhões de músicas da biblioteca do iTunes num dispositivo do tamanho de um cartão bancário.

Observa que aquele avanço foi possível por várias descobertas feitas ao longo dos 35 anos de investigação da IBM na área das nanotecnologias.

A IBM anunciou, também, a primeira iniciativa visando a construção e comercialização de computadores quânticos universais.

A multinacional indica que os sistemas quânticos «IBM Q» vão ser disponibilizados através da plataforma na nuvem, observando que os computadores quânticos vão permitir encontrar soluções para problemas em que não podem ser identificados padrões, nomeadamente quando o número de possibilidades de análise necessárias para chegar a uma resposta é tão grande que não podem ser processadas pelos computadores actuais.

A IBM indicou que vai lançar um programa de interface de aplicações (API, na sigla inglesa) para o IBM Quantum Experience que vai permitir a programadores sem formação em física quântica construírem interfaces entre os computadores quânticos de cinco quantum bits (qubit) e os computadores clássicos, como o IBM Watson e que vai lançar ainda este semestre um kit de desenvolvimento de software (SDK) que permitirá aos programadores criarem aplicações quânticas simples.

A companhia prevê, ainda, lançar um simulador avançado no IBM Quantum Experience que poderá modelar circuitos até 20 qubit.

A IBM visa criar e disponibilizar sistemas «IBM Q», que estão a ser desenhados para resolver problemas que são hoje demasiado complexos para a capacidade de computação actual.

Adianta que a área da química é uma daquelas em que os computadores quânticos abrem mais perspectivas e observa que a computação quântica terá aplicações na área dos medicamentos, dos serviços financeiros, da inteligência artificial, da segurança na cloud e nas cadeias de distribuição e logística.

Ainda sem comentários