Portugal em 15º no Índice Economia e Sociedade Digital da UE

Publicado em 07/03/2017 01:23 em Destaques

Portugal baixou um lugar e encontra-se na décima quinta posição no Índice de Economia e Sociedade Digital 2017 (DESI 2017) da União Europeia (UE), publicado pela Comissão Europeia (CE).

Portugal trocou de lugar com a Espanha e passou para a segunda metade da tabela no DESI 2017, mas ficou imediatamente acima da média da UE.

O DESI inclui cinco indicadores compostos formados a partir de 31 indicadores simples, geralmente calculados a partir dos inquéritos do Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias (Eurostat).

Os cinco indicadores compostos são: Conectividade (banda larga fixa e móvel, largura de banda e preços); Capital Humano (capacidades básicas e capacidades avançadas); Uso da Internet (conteúdos, comunicações e transacções online); Integração da Tecnologia Digital (digitalização dos negócios e comércio electrónico); e Serviços Públicos Digitais (eGovernment).

Portugal está bem, em nono lugar, claramente acima da média da União Europeia, na Integração da Tecnologia Digital pelas empresas, assim como no eGovernment (décimo lugar, acima da média da UE) e Conectividade (também na décima posição, acima da média dos 28).

Mas posiciona-se muito mal no indicador composto de Capital Humano, ficando em 22.º lugar, muito abaixo da média da UE, e no Uso da Internet, na 19.ª posição, também distante da média dos 28.

O DESI 2017 é liderado pela Dinamarca, seguida pela Finlândia, Suécia e Holanda.

Na última posição encontra-se a Roménia, antecedida pela Bulgária (penúltima) Grécia e Itália.

Ainda sem comentários