Intel anuncia investimento 7 mil milhões dólares em fábrica

Publicado em 13/02/2017 13:41 em Destaques

A Intel anunciou um investimento de mais de 7 mil milhões de dólares (6,6 mil milhões de euros) para completar a Fab 42, fábrica de semicondutores localizada em Chandler, no Arizona (Estados Unidos).

Em comunicado, a Intel diz que a Fab 42 será a fábrica de semicondutores mais avançada do mundo e que vai produzir chips com tecnologia de 7 nanómetros (7 milionésimos de milímetro), que irão «equipar centenas de milhões de dispositivos inteligentes e ligados» à Internet.

Quando a Fab 42 estiver concluída, dentro de três/quatro anos, criará 3 mil postos de trabalho de alta tecnologia, com salários elevados para engenheiros e técnicos, indica a multinacional.

Acrescenta que, tendo em conta o impacto no emprego de empresas que ajudarão a suportar a actividade da fábrica, a Fab 42 deverá gerar mais de 10 mil postos de trabalho, directos e indirectos, no Arizona.

A Intel sublinha que é o maior investidor dos Estados Unidos em alta tecnologia (5,2 mil milhões de dólares nos EUA em 2015) e o terceiro maior investidor do mundo em Investigação e Desenvolvimento (I&D), com 12,1 mil milhões de dólares em 2015.

Ann Kelleher, responsável pela gestão das fábricas da Intel, afirma numa declaração escrita que a Fab 42 começou a produzir em 2011 chips de 14 nanometros.

Indica que a Intel utilizará uma área «clean room» na Fab 42 que ainda não tem qualquer equipamento instalado, indicando que o equipamento representa a despesa maior de uma fábrica deste tipo.

Recorda que os produtos de 10 nanometros, o primeiro dos quais com o nome de código «Cannon Lake», comecará a ser produzido em meados de 2017, mas a companhia já está a falar em chips de 7 nanometros.

Kelleher destaca que se poderia dizer que ainda é cedo, mas a Intel começa sempre a preparar as suas fábricas para novos produtos com vários anos de antecedência e esta é a altura certa para avançar para os 7 nanometros.

A responsável da Intel destaca que estes são passos necessários para manter o cumprimento da lei de Moore. A lei de Moore foi enunciada em 1968 pelo co-fundador da Intel Gordon Moore, que vaticinou que a capacidade dos processadores duplicaria a cada ano e meio sem aumento de custo.

Ainda sem comentários