Curto circuito explicará incêndio bateria Galaxy Note 7

Curto circuito explicará incêndio bateria Galaxy Note 7Publicado em 24/01/2017 00:54 em Destaques

A Samsung anunciou hoje em conferência de imprensa as conclusões da investigação às causas dos incêndios das baterias dos Galaxy Note 7 conduzidas por companhias independentes e que apontam curto circuitos como causas dos incidentes.

A Samsung revelou que as investigações aos incidentes que levaram vários Note 7 a incendiar-se, o que esteve na origem da suspensão das vendas daquele equipamento e retirada do produto do mercado, com substituição por outros produtos ou devolução de dinheiro, incidiu sobre «todos os aspectos do equipamento, incluindo hardware, software e processos relacionados».

A Samsung anunciou, ainda a adopção de medidas para garantir a segurança dos produtos, incluindo medidas de segurança multicamadas e um processo de verificação de segurança das baterias cumprindo oito critérios.

A multinacional sul-coreana anunciou a formação de um grupo de aconselhamento sobre baterias, que integra consultores externos, académicos e investigadores, para garantir uma perspectiva clara e objectiva dos citados processos de verificação decididos.

Os documentos divulgados pela multinacional indicam que a combustão das baterias terá ficado a dever-se ao contacto entre o cátodo e o ânodo (pólos positivo e negativo), facilitado por uma camada separadora demasiado fina, que era mais facilmente danificada.

Dos relatórios produzidos conclui-se que pode ter havido múltiplos factores a contribuir para os incidentes, relacionados com o fabrico das baterias e o seu design, nomeadamente com deformação dos cantos superiores no fabrico e, na área do design, com a fraca protecção de um separador, demasiado fino, entre os dois pólos.

A alta densidade de energia pode ter exacerbado a severidade do defeito.

DJ Koh, presidente do Negócio de Comunicações Móveis da Samsung, depois de pedir desculpa aos clientes e parceiros de negócio, assegurou que a multinacional, «hoje mais do que nunca, está empenhada em conquistar a confiança dos clientes através da inovação, que redefine o que é realmente possível em termos de segurança e que abre as portas a um mundo de possibilidades ilimitadas e de novas experiências incríveis».

Ainda sem comentários