O presidente da ZON Multimedia, Rodrigo Costa, garantiu que esta companhia é o único operador de cabo do mundo que está a levar Internet a 360 Megabits por segundo (Mbps) a casa dos clientes.
Falando no Painel sobre o Estado da Nação no Congresso das Comunicações de 2010, Rodrigo Costa defendeu a solução hibrida de fibra óptica e cabo coaxial e disse estar satisfeito. «Fizemos o que tinhamos a fazer», garantiu.
Rodrigo Costa considerou que o importante é ter uma rede que satisfaça as necessidades dos clientes e, em relação à disputa de conteúdos entre operadores, indicou que há conteúdos a que a ZON gostaria de ter acesso e não tem.
Salientou que a questão da rentabilidade se coloca sempre e que os operadores maiores conseguem preços mais favoráveis junto dos fornecedores, por uma questão de escala, do que os que companhias mais pequenas como a ZON obtêm.
Rodrigo Costa destacou a deterioração dos preços das telecomunicações, sublinhando que há serviços que há três anos custavam o dobro do preço actual e que em três anos as receitas cresceram 20% mas os serviços fornecidos são praticamente o dobro.
Relativamente a 2011, o presidente da Zon manifestou preocupação com a diminuição do poder de compra que se vai reflectir no sector e destacou que as empresas fizeram grandes investimentos mas terão um crescimento lento no próximo ano.
Quanto à actividade internacional da companhia, Rodrigo Costa recordou que a ZON iniciou o serviço comercial em Angola em Março de 2010 e a experiência «está a correr bem», em particular desde que começou a ter o futebol em Agosto, o que permitiu uma evolução «muito positiva».
Salientou que esta actividade internacional vai muito em breve ter continuidade em Moçambique.