A fabricante chinesa de soluções e equipamentos de rede de telecomunicações Huawei assinou hoje o acordo para compra do capital da companhia de semicondutores M4S à Option, anunciou a companhia belga.
A transacção decorre do acordo de cooperação assinado entre as fabricantes belga e chinesa no final de Outubro, data em que foi anunciada que a M4S seria alienada por 8 milhões de euros.
Na altura, a Option revelou que as duas companhias concordaram em trabalhar em conjunto em projectos de investigação e desenvolvimento (I&D) para estimular a inovação na indústria de telecomunicações, e a criação de um centro de I&D na Bélgica.
As duas sociedades concordaram na partilha de tecnologias.
A Huawei vai pagar à Option licenças de 27 milhões de euros no primeiro ano pela utilização de software de gestão das ligações e o potencial de extensão desse licencamento ascende a até 33 milhões de euros dentro de ano e meio.
Num «espírito de cooperação futura», a Option indicou que pediu ao governo belga e à Comissão Europeia a retirada de queixas que tinha apresentado contra a China por práticas de dumping e de concorrência desleal, provocada pelos subsídios do Governo chinês a empresas que concorriam na área de negócio da Option.