A tecnológica portuguesa ANO Software anunciou que desenvolveu o portal e freguesias que permite aproximar os cidadãos do poder local e facilitar a comunicação com as freguesias.
Em comunicado, a tecnológica indica que a sua solução foi seleccionada num concurso público de prévia qualificação para escolher a melhor proposta para o desenvolvimento de uma plataforma de serviços partilhados com um conjunto de ferramentas que facilite aos cidadãos a intervenção a nível local.
A coordenadora do projecto, Teresa Pacheco, citada no comunicado, garante que o portal é pioneiro naquele segmento e foi desenvolvido «em tempo recorde».
A ANO Software diz que o portal está dimensionado para mil freguesias e «pretende mudar comportamentos, aproximar as pessoas das tecnologias e desenvolver práticas de info-inclusão».
Acrescenta que o e-frequesias representa «um ponto único de acesso para as freguesias disponibilizarem os seus serviços online, permitindo-lhes interagir com os utentes» e para disponibilizar aos cidadãos informações, nomeadamente sobre eventos, notícias, destaques e documentos e também proporcionar aos fregueses uma maior autonomia na sua intervenção a nível local.
A tecnológica tem sede no Porto e escritórios em São Paulo (Brasil) realiza 70% do seu negócio com o sector público e gasta 30% das suas receitas em investigação e desenvolvimento, segundo dados da empresa.