A Juniper Research estima que os pagamentos digitais (online, móveis e contactless) deverão ascender em 2016 a 3,6 biliões (milhões de milhões) de dólares em 2016, um acréscimo de 20% face a 2015.
No estudo das tendências até 2020, a Juniper sublinha que vai continuar o dinamismo dos pagamentos contactless, impulsionado por um acréscimo da infra estrutura disponível e pelo aumento dos montantes máximos autorizados em mercados chave.
Adianta que os cartões representarão 90% dos pagamentos contactless nos próximos cinco anos, mas os pagamentos usando tecnologia NFC (Near Field Communications) através dos maiores actores no móvel, como a Apple e Samsung, aumentará o uso de smartphones para pagamentos.
O estudo salienta a crescente presença das redes sociais no eRetalho e destaca que muitas redes líderes, incluindo o Facebook, Pinterest e Instagram, já introduziram botões de compra que permitem aos utilizadores das redes sociais fazer compras directas.
A Juniper antecipa, também, que a adopção dos porta-moedas móveis vai continuar a acelerar em mercados em desenvolvimento e destaca que há actualmente em quase duas dezenas de países da Ásia e da África subsahariana mais contas monetárias móveis do que contas bancárias.
Observa que, à medida que os utilizadores de porta-moedas electrónicos atingem uma massa crítica nesses mercados, os fornecedores de serviços introduzem sistemas mais sofisticados de pagamento de serviços, caminhando para a inclusividade financeira dos não bancarizados.