A multinacional gestora de pagamentos com cartões Visa apresentou no Congresso Mundial das Comunicações (MWC), a decorrer em Barcelona, um conjunto de inovações, incluindo sistemas de pagamentos seguros com autenticação biométrica.
Durante o MWC, a Visa demonstrou como um condutor pode pagar combustíveis e estacionamento sem sair do automóvel ou como é possível pagar a conta da mercearia com um gesto de mão.
Sandra Alzetta, directora executiva da Visa, citada em comunicado da multinacional, afirma que «os consumidores por toda a Europa estão a deparar-se com tecnologias inovadoras que oferecem formas rápidas e convenientes de pagar, a partir de onde estiverem e do aparelho que escolherem».
Previu que em 2020 um em cada cinco consumidores utilize o smartphone para pagamentos diários e que os pagamentos móveis venham a representar mais de metade das transacções do sistema Visa.
Entre as novidades conta-se a expansão do chamado serviço de «tokenização», que apoia os pagamentos móveis com base em credenciais armazenadas na nuvem.
Outras inovações baseadas naquele serviço são carteiras digitais com base em navegadores Internet e ofertas específicas para o comércio por Internet.
Os protótipos de autenticação biométrica apresentados no MWC incluíram o reconhecimento facial e leitura de impressões digitais.