UE precisa de agenda digital com objectivos ambiciosos

Publicado em 25/11/2015 15:20 em Destaques

Para a Europa beneficiar das tecnologias digitais precisa de um mercado único digital e de uma agenda digital com objectivos ambiciosos, defendeu o antigo vice-presidente da Comissão Europeia (CE) Joaquim Almunia.

Falando no Congresso das Comunicações como «Keynote speaker» do painel sobre tendências de negócio, Almunia preconizou a necessidade de mais investigação e inovação na União Europeia (UE), com investimentos tanto do sector público como dos privados, questionando como é que a Alemanha pode contribuir mais para o aumento do investimento na área do euro.

O antigo vice-presidente da CE sublinhou que os Estados Unidos lideram na área do software e os asiáticos na produção de hardware, enquanto a Europa não é líder em nenhuma das áreas, e sustentou que a União Europeia precisa de liderar no digital.

Para Joaquim Almunia, a UE tem de encontrar soluções para os desafios que enfrenta n aárea do digital e questionou que tipo de regulação deve haver para abrir portas e encorajar o investimento no digital, garantindo a concorrência e evitando proteccionismos.

Apontou a necessidade de facilitar o acesso ao mercado, porque ainda há muitas barreiras para entrar no mundo digital, particularmente para as empresas startups.

Afirmou que a regulação na Europa não é tarefa fácil, devido aos diferentes interesses ao nível dos Estados membros e europeu, e sustentou também que as decisões regulatórias da CE não podem ser condicionadas pela nacionalidade dos gigantes das tecnologias norte-americanos.

Almunia afirmou que a procura global continua débil e que o crescimento dos países emergentes, superior ao dos desenvolvidos, está a dinamizar a economia mundial, observando que a crise continua mas algo de positivo sairá dos esforços que estão a ser feitos.

Recordou que as taxas de juro estao muito baixas mas isso tem limites e alertou para que a política monetária não pode por si só resolver os problemas económicos.

Ainda sem comentários