Windows 10 com grande actualização disponível

Publicado em 17/11/2015 00:53 em Destaques

A Microsoft anunciou no fim da semana que findou que o Windows 10 tem disponível a primeira grande actualização, para computadores pessoais (PC) e tablets, desde que foi lançado, com destaque para as melhorias para uso empresarial, incluindo novos serviços profissionais.

A Microsoft indica que há uma melhoria de desempenho nas tarefas do dia-a-dia, exemplificando que num mesmo dispositivo o Windows 10 tem agora um tempo de arranque 30% inferior ao do Windows 7.

A Microsoft revela que há novas funcionalidades no assistente pessoal Cortana, que passa a estar também disponível para o Japão, Canadá, Austrália e Índia (neste caso em inglês), melhorias de desempenho e segurança para o navegador Edge (que no Windows 10 substituiu o Internet Explorer), mas também melhorias no Mail, Calendário, Photos, Groove, One Note e outras aplicações.

Mas a principal aposta terá sido nas novidades do Windows 10 para utilização no mundo empresarial.

A Microsoft indica que as pessoas querem sistemas para uso pessoal e profissional, continuamente actualizados e que simplesmente funcionem e sejam seguros.

Garante que com esta actualização o Windows 10 permite a gestão dos dispositivos da empresa e dos dispositivos pessoais que os trabalhadores usam para o serviço da empresa e actualiza esses dispositivos, indicando que o Windows 10 já corre em mais de 110 milhões de dispositivos, incluindo em 12 milhões de computadores empresariais.

A Microsoft revela dois novos serviços empresariais, o Windows Update for Business, que permite o controlo das actualizações nas organizações, garantindo que os dispositivos estão actualizados e seguros com custos de gestão reduzidos, e o Windows Store for Business, uma forma flexível de adquirir, gerir e distribuir aplicações pelos dispositivos com Windows 10.

O Mobile Device Management permite aos administradores de tecnologias de informação (TI) gerir toda a família de dispositivos Windows, incluindo computadores, tablets e smartphones, de forma segura.

A multinacional apresenta novas funcionalidades de segurança do Windows 10,incluindo o Device Guard que previne a instalação de malware por intrusos, melhorias no Windows Defender e o Windows Hello, que permite substituir palavras passe por formas de reconhecimento biométrico, como impressões digitais e reconhecimento facial.

A Microsoft indica que em breve o Windows 10 vai permitir separar os dados empresariais dos dados pessoais contidos nos dispositivos, uma funcionalidade actualmente a ser testada com empresas.

Entretanto, a consultora e analista de mercados Evans Data anunciou que o número de desenvolvedores de aplicações para o Windows 10 (que funciona em PC, tablets e smartphones) cresceu fortemente nos últimos seis meses, situando-se actualmente em 3,7 milhões de programadores.

O estudo mundial da Evans Data sobre os programadores de aplicações revela que o número de desenvolvedores que usam o Windows 10 se multiplicou por quase sete vezes e meia nos últimos seis meses.

Janel Garvin, CEO da Evans, assinala que o Windows 10 está a ser bem recebido pelos desenvolvedores, particularmente por aqueles que já tinham adoptado o sistema operativo Windows 8.

Observa que os desenvolvedores tinham algumas reticências em relação ao Windows 8, mas o Windows 10 é mais aliciante, principalmente para aqueles que pretendem ter como alvo novos dispositivos sem perderem a sua ligação ao mundo do Windows nos computadores.

Sublinha que a possibilidade dada pelo novo sistema operativo da Microsoft de atingirem todos os dispositivos Windows 10 (computadores, tablets, smartphones, consolas de jogos) com uma única aplicação é muito apelativo.

Ainda sem comentários