O grupo português ISQ anunciou hoje que ganhou um contrato de garantia de qualidade no projecto ITER - Reactor Experimental Termonuclear Internacional, no valor de 7,5 milhões de euros.
Em comunicado, o grupo nacional indica que foi escolhido como o parceiro para a garantia de qualidade no ITER, um projecto que tem como objectivo criar até meados deste século uma solução de produção de energia baseada na fusão nuclear.
O projecto prevê que o reactor conterá gás hidrogénio aquecido a elevadas temperaturas que dará origem a uma reacção de fusão, com libertação de energia, e visa testar a viabilidade científica e técnica de produção de energia através de fusão nuclear, uma reacção que será semelhante à da libertação de energia nas estrelas.
Estão envolvidos no projecto ITER, com sede em França, a União Europeia, Estados Unidos, Rússia, China, Japão, Índia e Coreia do Sul.
O ISQ indica que, no âmbito do contrato de inspecção, prestará serviços durante o fabrico dos diferentes componentes, envolvendo as especialidades de construção e montagem mecânicas, montagem eléctrica e máquinas, decorrendo as inspecções nos locais de fabrico em diversos continentes.
Adianta que o contrato tem uma duração de seis anos, renovável a cada dois anos.
O grupo ISQ, fundado em 1965 como Instituto de Soldadura e Qualidade, afirma ser a maior organização privada de serviços tecnológicos com sede em Portugal, tem um volume de negócios de cerca de 100 milhões de euros, mais de 60% dos quais no estrangeiro, emprega 1 300 pessoas, está presente em 15 países e tem projectos a decorrer em duas dezenas de países.