A multinacional de consultoria Capgemini anunciou a abertura de um Centro de Serviços Remotos em Évora, que vai prestar serviços de tecnologia e arrancará com uma equipa de 50 trabalhadores, que poderá aumentar até 150 nos primeiros dois anos de actividade.
Em comunicado, a Capgemini Portugal assinala que a escolha de Évora se relaciona com a existência de Universidade e competências técnicas locais nos domínios da engenharia e das tecnologias da informação e pela facilidade de acessos rodoviários e aeroportuários.
O centro irá actuar nas áreas dos serviços de desenvolvimento e manutenção dos sistemas de informação e no desenvolvimento em áreas tecnológicas e de engenharia em articulação com a Universidade de Évora, acrescenta.
A Capgemini precisa que haverá uma «forte aposta» em tecnologias ligadas à automação e engenharia.
A consultora sublinha que a decisão de abertura daquele centro em Portugal teve em conta, entre outros aspectos, a qualidade dos profissionais portugueses de engenharia e de tecnologias da informação, a facilidade de aprendizagem e utilização de línguas e as infra-estruturas de comunicações e transportes.
A Capgemini adianta que o centro resulta de parcerias com a Agência para a Inovação e o Comércio Externo (AICEP) e com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e do envolvimento da Universidade de Évora, das autarquias e do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA).