A Microsoft Portugal anunciou que dois professores portugueses foram premiados no concurso mundial de professores inovadores da Microsoft, que se realizou em Barcelona com a participação de mais de um milhar de participantes de 97 países.
Em comunicado, a Microsoft indica que no seu Fórum Global da Educação o professor português José Carlos Marques obteve o segundo lugar na categoria «Utilização inovadora da tecnologia para a aprendizagem» e o professor João Cunha foi distinguido, também com o segundo lugar, na categoria «Combate à Pobreza».
O Objectivo do Fórum é reconhecer e divulgar os êxitos de todos os envolvidos nos processos de educação com o objectivo de preparar os alunos para a vida do século XXI.
José Carlos Marques, professor em Lisboa, foi premiado pelo seu projecto «Kodu na sala de aula, desenvolvido com crianças com necessidades educativas especiais, que pretende desenvolver o pensamento lógico e matemático e estimular a criatividade.
João Cunha, professor em Braga, viu premiado o projecto «Hands of Robots», que visa desenvolver competências de colaboração e pensamento computacional.