A Siemens Portugal anunciou segunda-feira que captou para o país um novo Centro de Competências da multinacional alemã na área das tecnologias da informação (TI) que produzirá serviços de valor acrescentado, 100% para exportação.
Em comunicado, a Siemens Portugal precisa que o novo Centro Global de Operações na área das TI vai desenvolver software estratégico e permitir criar 150 postos de trabalho altamente qualificados numa primeira fase e aumentar para três centenas de empregos numa segunda fase.
O novo Centro, vocacionado para a área de «Corporate Automation», vai desenvolver plataformas que serão utilizadas nos 196 países onde a multinacional germânica está presente.
A Siemens Portugal sublinha que com o novo Centro eleva-se a 13 o número de centros de competências instalados na sede da filial na Amadora, destacando que 700 trabalhadores (40% do total) laboram nesses centros e que a empresa espera ultrapassar a médio prazo o milhar de empregados envolvidos nessas actividades.
Desde o início da sua actividade, em 2005, os centros são responsáveis por um volume de negócios superior a 400 milhões de euros, revela a empresa.
Adianta que o processo de recrutamento de engenheiros está em curso e que existem ainda dezenas de vagas em aberto.
Carlos Melo Ribeiro, administrador-delegado da Siemens Portugal, citado no comunicado, garante que a vinda do novo Centro de Competências foi conquistado num processo altamente competitivo que demorou anos a concluir e permitiu reforçar a posição nacional no grupo alemão e exportar engenharia «made in Portugal» para todo o mundo.