As vendas de computadores pessoais caíram 4,4% no quarto trimestre de 2013 na Europa Ocidental, para 14,67 milhões de unidades, com redução de 6,5% nos portáteis e queda de 0,3% nos computadores de secretária, indica a consultora e analista de mercados Gartner.
As vendas para o segmento de consumo na Europa Ocidental desceram 7% no quarto trimestre comparado com igual período de 2012, enquanto as destinadas ao sector profissional baixaram1,7%, acrescenta a consultora.
A HP manteve no último trimestre do ano passado a liderança do mercado, com uma quota de 22,1%, e a chinesa Lenovo conquistou a segunda posição, com um peso de 13,3%, que lhe permitiu ultrapassar o grupo Acer, que ficou em terceiro lugar com 12,2% do mercado, indica a analista de mercados.
Em quarto lugar ficou a Asus, com 9,9% do mercado, e em quinto a Apple, com 8,9%.
Com excepção da Asus, as outras marcas líderes ganharam quota de mercado, embora apenas a Apple (29,5%), a Lenovo (11,8%) e a Acer (2,4%) tenham conseguido aumentar as suas vendas naquele trimestre, de acordo com a Gartner.
No Reino Unido, onde as vendas caíram 6,7%, para menos de 2,90 milhões de unidades, a HP e a Lenovo lideram por esta ordem, mas nas posições seguintes surgem a Dell, a Toshiba e a Apple.
No Reino Unido, as vendas de computadores de secretária estabilizaram e as de portáteis baixaram 10%. As vendas no consumo caíram 11,7% e as para as empresas desceram 1,2%, precisa a Gartner.
Em França, onde as vendas baixaram 1,7%, para 2,46 milhões de máquinas, a HP lidera mas a Asus surge na segunda posição, seguida pela Lenovo, Acer e Dell, indica a consultora.
Em França, as vendas de portáteis baixaram 4,9%, mas as de computadores de secretária cresceram 4,5%. O mercado profissional caiu 3,1% e o de consumo apenas baixou 0,5%.
Na Alemanha, as vendas de PC baixaram 5,6%, para 3,24 milhões de unidades, com um decréscimo de 10% no consumo e de 1% no segmento profissional.
No mercado germânico, a Lenovo mantém a liderança, seguida da HP, Acer, Asus e Fujitsu.