A Intel, líder mundial no fabrico de microprocessadores, anunciou a tecnologia «Intel RealSense», uma família de produtos de hardware e software com sensibilidade parecida com a humana.
Em comunicado, a Intel indica que aquela tecnologia foi desenvolvida em colaboração com a 3DSystems, Autodesk, Dreamworks, Metalo, Microsoft Skype e Lync, Scholastic e Tencent.
Acrescenta que a tecnologia inclui a Intel RealSense 3D Camera, o primeiro e mais pequeno módulo integrado de câmara 3D profunda e câmara 2D, que permite uma visão profunda próxima da permitida pelo olho humano, e o assistente de nova geração Nuance Dragon, desenvolvido para a tecnologia Intel RealSense.
«Durante décadas, as pessoas tiveram de aprender novas linguagens, técnicas e comandos para que os dispositivos fizessem o que elas queriam», afirma Mooly Eden, vice-presidente e director-geral do «Perceptual Computing Group», citado no comunicado.
E acrescenta: «Com a tecnologia ‘Intel RealSense’, a nossa visão veio alterar isso e conseguir que os nossos dispositivos aprendam e nos compreendam. Equipando-os com tecnologias que imitam os sentidos humanos de uma forma mais genuína, as nossas experiências diárias como a aprendizagem, comunicação e jogos serão transformadas e tornam-se possíveis experiências inteiramente novas».
Para demonstrarem as novas capacidades de videoconferência com a nova tecnologia, a Intel e a Microsoft apresentaram chamadas vídeo «mais envolventes de sempre» utilizando o Skipe e o software Lync.