As competências da tecnológica portuguesa Critical Software estão presentes nos programas da Agência Espacial Europeia (ESA), nomeadamente no GAIA, que visa criar o maior e mais rigoroso mapa da galáxia a que pertence o sistema solar.
Em comunicado, a Critical assinala que o seu software que incorpora o projecto espacial GAIA – Global Astrometric Interferometer for Astrophysics, vai processar os dados científicos recolhidos antes de serem enviados para a Terra.
A Critical garante que a sua tecnologia e conhecimento contribuíram igualmente noutras fases para o desenvolvimento do projecto, que ao longo dos próximos cinco anos vai construir o mapa tridimensional mais preciso e rigoroso de sempre, que permitirá compreender de forma mais completa a formação e evolução da Via Láctea.
A Critical Software sublinha que trabalhou com a ESA na avaliação e melhoria do sistema de controlo de missão, na criação de um simulador para gerar imagens iguais às que a missão GAIA vai captar e deu suporte á unidade de processamento de vídeo (VPU) nas instalações da Astrium, no Reino Unido.
A Critical adianta que teve responsabilidades no design e codificação da maioria dos componentes de software, nomeadamente no «Payload Algorithms Sequencer», «Payload Interfaces», «Health and Monitoring», FDIR e «Low Level Interface», programas que vão processar os dados previamente ao seu envio para a Terra.
O satélite, com um peso de 2 050 quilos, foi enviado para o espaço a 19 de Dezembro da base espacial da ESA na Guiana francesa, com utilização de um lançador Soyus-Fregat.