O director-geral da HP Portugal, José Correia, revelou hoje que a empresa pretende consolidar a liderança no país nos segmentos em que está presente, num encontro com a imprensa para apresentar uma larga gama de novos equipamentos de tecnologias de informação (TI).
Os responsáveis da HP apresentaram novos computadores, de secretária e portáteis, híbridos de portátil e tablete, impressoras, tabletes e monitores, que estão disponíveis para as vendas de Natal, assim como aplicações de software.
José Correia assinalou que em 2013 as vendas de computadores em Portugal deverão situar-se nas 600 mil unidades, menos de metade das de 2009, devido à forte degradação do mercado de consumo mas também do mercado profissional, ainda que menos acentuada.
O Director-geral da HP assinalou que o mercado de computadores em Portugal deve cair 20% em 2013. O segmento de consumo deverá cair este ano bastante mais de 20%, enquanto o segmento profissional deverá baixar 15% a 17%.
No entanto, se considerarmos os PC e tabletes em conjunto, as vendas deverão crescer cerca de 12% no ano em curso, com os tabletes a representarem um pouco mais de metade das vendas conjuntas, isto é, a ultrapassarem ligeiramente as vendas de computadores, adiantou.
O director-geral da companhia sublinhou que o mercado de equipamentos de impressão também tem recuado, mas com um declínio menos significativo do que nos PC, e admitiu que em 2014 já cresça.
Precisou que em este ano deverão vender-se em Portugal cerca de 300 mil impressoras, dois terços de jacto de tinta e um terço a laser e observou que a HP detém quase dois terços do mercado de jacto de tinta em Portugal.
José Correia assinalou que no terceiro trimestre a HP liderou em todas as categorias do mercado profissional, cujas vendas globais caíram 13% enquanto as da HP baixaram 3%, o que permitiu um reforço da quota de mercado.
Alexandre Silveira, director de marketing da HP, apresentou as aplicações «Sure Supply», disponível em português, para iPhone e para smartphones Android, que permite gerir os consumíveis para impressoras, e a «HP Live Photo», que por enquanto só existe em inglês, que permite criar fotos que lançam um vídeo relacionado com a foto ou imprimir fotografias como cartões de boas festas ou aniversário, por exemplo.
Paulo Matos, responsável da área de impressão, apresentou duas novas impressoras de jacto de tinta, a HP Officejet 2620, uma multifunções compacta que imprime, digitaliza, fotocopia e envia faxes, com um preço recomendado de 79 euros, e a HP Envy 4500, que imprime a partir de smartphones, imprime fotos de qualidade sem margens e imprime automaticamente frente e verso, com custo de 89 euros.
A companhia apresentou, ainda, duas novas impressoras empresariais laser.
Pedro Coelho apresentou novas linhas de portáteis empresariais mais finos e leves que procuram conciliar o design que os utilizadores particulares procuram com as necessidades de segurança das empresas, com protecção de dados reforçada, construídos em materiais leves, como magnésio e alumínio.
Apresentou as séries de portáteis HP EliteProBook 400 (dois modelos) e 600 (dois modelos), com processadores Intel de quarta geração, e EliteBook 800 (três modelos) que vêm com uma protecção que para o disco rígido quando detecta movimento para evitar perda de dados.
O ProBook 400 G1 Series, com ecrã sensível ao toque, inclui a tecnologia «Sure Start» que protege o sector de arranque («boot») ao procurar software malicioso e correr uma versão anterior segura da BIOS se detectar malware.
Pedro Coelho anunciou ainda os tabletes profissionais ElitePad 900, com sistema operativo Windows 8 e Windows 8 Profissional, processador Intel Atom, 2 gigabytes (Gb) de RAM, armazenamento de 32 Gb ou 64 Gb, banda larga móvel 3G e câmara de 8 megapíxeis.
João Ferrão apresentou novas impressoras com tecnologia NFC, que permitem imprimir a partir de telemóveis, e quatro novos digitalizadores.
Afirmou que 90% dos utilizadores de smartphones querem imprimir, segundo a IDC, e que a HP estima que até 2015 haja um bilião (1 milhão de milhões) de páginas digitalizadas anualmente.
João Ferrão sublinhou que a informação é crescentemente digitalizada e indicou que por cada euro gasto em impressão as empresas gastam 9 euros na gestão documental, segundo estimativa da HP.
Carlos Cunha, responsável do segmento de consumo, salientou que a HP apresenta portáteis e dispositivos móveis com diferentes sistemas operativos (Windows, Android e Chrome) e alargou a oferta de híbridos (portáteis com ecrã destacável para funcionar como tablete) com três novos dispositivos Windows 8, incluindo o HP Split 11 x2, com um preço a partir de 899 euros, e o HP Spectre x2.
O híbrido HP Pavilion 11 X2 estará disponível no mercado a partir de 599 euros.
Carlos Cunha apresentou novos tabletes no segmento de 10 polegadas, uma com Windows 8.1, outro com Android, que chegam ao mercado português com um preço de 399 euros, e o alargamento da gama de tabletes e notebooks «Slate» com sistema operativo Android.
Carlos Cunha apresentou, ainda, novos modelos de PC de secretária «All in One» (em que o computador está integrado no monitor), incluindo dois com tecnologia «Leap Motion», que permite controlar o dispositivo por gestos.
O responsável da HP destacou que a HP oferece 22 plataformas de consumo para o Natal 2013, incluindo novos monitores, cujo formato padrão são as 23 polegadas.