Microsoft apresentouou hoje Windows 8.1

Publicado em 17/10/2013 22:54 em Destaques

A Microsoft apresentou hoje a nível mundial o novo Windows 8.1, uma actualização do Windows 8, com um conjunto de novas funcionalidades e que marca o regresso do botão «Iniciar» («Start», na versão inglesa).

O Windows 8.1 e o 8.1 Pro estarão disponíveis a partir de sexta-feira e os actuais utilizadores do Windows 8 podem fazer download gratuito da actualização.

Em encontro com a imprensa, a Microsoft apresentou ainda as novas versões dos seus tabletes Surface, que estarão disponíveis no mercado português a partir de terça feira, dia 22 de Outubro.

Rita Santos, responsável da Microsoft Portugal pelos produtos Windows, destacou que o Windows 8.1, mais rápido, tem um novo interface de utilizador que permite escolher a dimensão dos mosaicos dinâmicos, reorganizá-los por frequência de utilização ou nome, entre outros, e definir perfis diferentes para diferentes utilizadores.

A definição de perfis facilita, por exemplo, a separação de áreas profissionais e pessoais ou de áreas para diferentes utilizadores.

Rita Santos indicou que o Windows 8.1 vem com um conjunto de aplicações pré instaladas.

O Windows 8.1 Enterprise, destinado a grandes empresas, apresenta um conjunto de novas funcionalidades que garantem maior mobilidade, mais fácil integração de dispositivos pessoais dos trabalhadores com as redes corporativas, maior facilidade de gestão e virtualização e mais segurança.

Miguel, responsável pela área de aplicações da Microsoft Portugal, garantiu que já há mais de 100 mil aplicações para Windows 8.1 e largas centenas em português, que estarão disponíveis na loja Internet a partir de sexta-feira.

Apresentou o jovem programador português de Trás-os-Montes Andreas Vilela, que depois de ter conseguido mais de milhão e meio de downloads com a aplicação para Windows Phone «Kill the Duck», lança a aplicação para Windows 8.1 Background Wallpapers HD, que permite escolher imagens de fundo para o ecrã entre milhares de imagens de alta resolução disponíveis.

Acrescentou que a Microsoft Portugal desenvolveu a plataforma «App Me Up», disponível em App-Me-Up.com e já adoptada noutros países, uma ferramenta gratuita que facilita aos programadores o desenvolvimento de aplicações para Windows e para Windows Phone e a sua colocação nas respectivas lojas online.

A Microsoft indica que o Windows 8.1, gratuito como download para quem tem Windows 8, custa 119,99 euros para novos utilizadores e o Windows 8.1 Pro 279,99 euros

Ainda sem comentários