PT inaugura grande centro de dados na Covilhã

PT inaugura grande centro de dados na CovilhãPublicado em 23/09/2013 23:12 em Destaques

A Portugal Telecom inaugurou hoje na Covilhã um grande centro de dados que permitirá aumentar a capacidade dos centros de dados da companhia para 56 mil servidores e 33 petabytes (Pb, unidade que representa 1,07 milhões de gigabytes) de capacidade de armazenamento, segundo a PT.

Nesta fase está concluído o primeiro de quatro blocos, com 12 500 servidores, que dá emprego a uma centena de pessoas e que representa um investimento de 90 milhões de euros para a primeira e segunda fases, segundo dados da empresa.

O novo centro de dados poderá gerar no futuro 400 empregos directos e um milhar de indirectos, acrescenta.

A PT revelou que as instalações incluem uma central fotovoltaica (de energia solar) que satisfaz 30% das necessidades de energia da instalação.

Na inauguração, o presidente executivo da PT, Henrique Granadeiro, salientou que o centro de dados inaugurado representa um marco na transformação da companhia num operador global.

Granadeiro observou que a PT iniciou um ciclo de fortes investimentos em contexto económico pouco favorável e decidiu investir numa infra-estrutura que lhe permite estar na vanguarda dos serviços na nuvem e permitirá à Portugal Telecom servir melhor os seus clientes em Portugal e em todo o mundo.

Zeinal Bava, o presidente executivo da PT quando a obra foi lançada e actual presidente da PT Portugal e presidente executivo do operador brasileiro Oi, destacou que hoje os dados representam metade do negócio da PT.

Na cerimónia de inauguração foram assinados contratos com alguns das 38 grandes empresas, incluindo brasileiras, clientes iniciais do centro de dados.

Ainda sem comentários