A Apple, no que aparenta ser uma viragem estratégica para travar a perda de quota de mercado e para concorrer em segmentos de gama média, apresentou hoje o iPhone 5C, sem deixar de apostar na gama alta com o 5S, o primeiro smartphone com arquitectura de 64 bits.
O iPhone 5S vem pela primeira vez com o sistema Touch ID, um sistema biométrico que permite desbloquear o terminal com a impressão digital em vez de palavra passe.
O iPhone 5C vem com um preço de 99 dólares nos Estados Unidos para o modelo de 16 gigabytes (Gb) e de 199 dólares para o de 32 Gb.
Este será, segundo os analistas, uma aposta da Apple para concorrer com a líder mundial Samsung numa gama média, em particular em mercados emergentes, proporcionando o «charme» da marca iPhone com um preço acessível.
O iPhone 5C, apesar do custo acessível, vem equipado com chip A6, traz uma câmara HD de 8 megapíxeis, vem com ecrã Retina de 4 polegadas e suporta tecnologia de quarta geração LTE.
A Apple lançou também o iPhone 5S, uma evolução do iPhone 5, com o novo chip A7, tornando-se no primeiro smartphone com uma arquitectura de 64 bits, sublinha a Apple.
Em comunicados hoje divulgados, a Apple anuncia também o lançamento do novo sistema operativo móvel iOS 7, que garante ser o mais significativo desde o lançamento do sistema operativo original para o primeiro iPhone, suportando já a tecnologia de 64 bits.
Garante que o iOS 7 introduz centenas de novas funcionalidades.
A marca da maçã sublinha que o processador A7 do iPhone 5S tem um desempenho até duas vezes superior ao do seu antecessor e vem com o co processador M7, até agora só disponível para computadores e consolas de jogos.
A Apple sublinha que o 5S, completamente redesenhado, é fino e leve, vem com ecrã retina de quatro polegadas e está disponível nas cores prateada, dourada e cinzento espaço, que substituem os tradicionais preto e branco.
A companhia indica que o iPhone 5S estará disponível nos Estados Unidos com preços a partir de 199 dólares para o modelo de 16 Gb, de 299 dólares para o de 32 Gb e de 399 dólares para o de 64 Gb.
Quer o 5S, quer o 5C estarão disponíveis a partir de 20 de Setembro nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, Alemanha, França, Reino Unido, Hong Kong, Japão, Singapura e Porto Rico.
Um modelo do iPhone 4S de 8 Gb surgirá gratuitamente em operadores móveis.
O sistema operativo iOS 7 estará disponível a partir de 18 de Setembro para os iPhone 4 ou superior, iPad 2 ou superior, iPad Mini e iPod Touch.
A Vodafone Portugal já anunciou que vai iniciar em breve a venda dos novos iPhone 5S e 5C, hoje apresentados.