Quase metade (48%) das «top 50» aplicações para iPads estão indisponíveis ou têm problemas de optimização para utilização nos tabletes Android, indica um estudo da consultora e analista de mercados Canalys.
Acrescenta que considerando as 50 principais aplicações pagas ou gratuitas disponíveis na «Apple App Store», 30% do total estão ausentes do Google Play e 18% existem na loja Google mas não estão optimizadas para a plataforma Android.
Nas aplicações que estão optimizadas, surgem seis «apps» que estão no topo de aplicações pagas para iPad mas que apenas estão no «Google Play» como aplicações gratuitas com um modelo de negócio baseado na publicidade, oferecendo normalmente uma experiência mais pobre e, muitas vezes, limitada, observa a Canalys
Tim Shepherd, analista sénior da Canalys, assinala que «muito simplesmente, desenvolver aplicações de alta qualidade para os tabletes Android não foi até à data uma prioridade para muitos desenvolvedores de aplicações».
Destaca que há actualmente 375 mil aplicações para iPad na «Apple App Store» mas apenas algumas dezenas de milhares para tabletes Android na loja online «Google Play».
A Canalys espera uma mudança progressiva nesta situação à medida que a base instalada de tabletes Android ganha terreno e o Google introduza melhorias no Google Play, mas afirma que o Google terá de fazer bastante mais para encorajar os programadores que desenvolvem aplicações a produzirem programas de alta qualidade para os tabletes Android.
Observa que o Google se arrisca a desapontar os consumidores no curto prazo ao proporcionar experiências de mais fraca qualidade com as aplicações Android.
A consultora considera que o Google precisa de ganhar a confiança dos consumidores e encorajá-los a registar os cartões de crédito para que comprem aplicações e outros conteúdos.
Para levar o ecossistema Android para novos patamares, o Google precisa de mais do que uma maior base de tabletes, porque os desenvolvedores precisam de ver um claro potencial de construção de modelos de negócio robustos e sustentáveis , sublinha Tim Shepherd.