A Microsoft anunciou hoje que o seu presidente executivo (CEO), Steve Ballmer, abandonará a companhia no decurso dos próximos 12 meses, depois de completado o processo de escolha do seu sucessor.
A multinacional indica que o Conselho de Directores vai iniciar o processo de escolha do sucessor e que, até estar escolhido o próximo CEO, Ballmer continuará a liderar a Microsoft «durante os próximos passos de transformação da companhia numa empresa de dispositivos e serviços, que forneça às pessoas as actividades que mais valorizam».
Steve Ballmer, 57 anos, citado no comunicado, afirma que «nunca há um momento perfeito para estas transições, mas agora é a altura certa».
«A minha ideia inicial quanto à altura da minha reforma é que ocorresse no meio do processo de transformação da companhia numa empresa de dispositivos e serviços. Precisamos de um CEO que esteja aqui no longo prazo para esta nova direcção», sublinha Ballmer.
O Conselho de Directores da Microsoft nomeou uma comissão especial para dirigir o processo de sucessão, que inclui o presidente e fundador da empresa, Bill Gates.
Steve Ballmer, amigo de Bill Gates, está na Microsoft há mais de três décadas e assumiu funções de CEO no início de 2000, substituindo o fundador, Bill Gates, que se mantém como presidente da companhia.