Cientistas da UE com Internet a 100 gigabits por segundo

Publicado em 05/08/2013 23:44 em Destaques

A Comissão Europeia (CE) revelou que a rede GEANT, que liga as redes nacionais de educação e investigação dos Estados membros, anunciou uma melhoria que lhe permitirá atingir débitos de 2 terabits por segundo (Tbps) e dar uma capacidade de 100 gigabits por segundo (Gbps) e cada cientista/investigador.

A rede central dispõe de uma capacidade que permitirá dar a cada um dos investigadores das 32 mil universidades, institutos superiores, institutos de investigação, bibliotecas, museus, arquivos nacionais e hospitais a possibilidade de transferir dados a débitos que podem chegar aos 100 Gbps.

Neelie Kroes, vice-presidente da CE com a agenda digital, considera que a União Europeia precisa de elevadas capacidades Internet para se «manter na corrida da investigação a nível mundial» e que, com esta melhoria, a «rede GEANT mostra que lidera todo o conjunto de redes de investigação»

«Velocidades como esta permitirão uma colaboração mais rápida em projectos de importância crítica e satisfazem a procura crescente de capacidade de transferência de dados. A criação e partilha de dados científicos está a aumentar exponencialmente, com consequências nas infra-estruturas de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em particular nas redes de investigação. Os grandes projectos que envolvem parceiros de todo o mundo geram enormes quantidades de dados que têm de ser distribuídos, analisados, armazenados e consultados», sublinha a vice-presidente da CE.

A GEANT assume como objectivos assegurar uma disponibilidade de 99,999% através da rápida identificação e resolução de erros da rede e garantir características de segurança poderosas que permitam detectar e prevenir ataques maliciosos.

A CE financia actualmente a rede GEANT com 41,8 milhões de euros.

Ainda sem comentários