A Alcatel-Lucent (ALU) e a Qualcomm Technologies chegaram a acordo para o desenvolvimento conjunto de «small cells» de próxima geração para estações de base de redes móveis 3G, 4G e Wi-Fi que melhorem a capacidade das ligações.
Em comunicado, as duas empresas assinalam que as «small cells» de próxima geração vão combinar a comprovada capacidade e inovação da Alcatel-Lucent no desenvolvimento de «small cells» com a liderança em tecnologias móveis e de rede da Qualcomm.
Acrescentam que este acordo junta duas companhias líderes nas comunicações sem fios para reforçar a recepção das redes sem fios em ambientes como áreas urbanas ou centros comerciais.
As duas multinacionais de equipamentos de telecomunicações planeiam efectuar um investimento conjunto em investigação e desenvolvimento (I&D), que será partilhado pelas duas companhias.
As «small cells» são pontos de acesso de baixo consumo que funcionalidades inteligentes, geridas pelos operadores móveis e que operam no espectro licenciado para as redes, permitindo aumentar a cobertura de rede.
Existem quatro tipos de «small cells»: as «femtocells» (as mais pequenas), as «picocells», as «metrocells» e as «microcells» (as de maiores dimensões daquela categoria).