A Nokia anunciou segunda-feira que acordou a compra da metade do capital da Nokia Siemens Networks (NSN) detida pela Siemens por 1,7 mil milhões de euros.
A aquisição, que dará à Nokia a totalidade do capital da NSN, foi ratificada pelas administrações tanto da companhia finlandesa como da multinacional alemã, ficando sujeita às aprovações dos reguladores.
Em comunicado, a companhia finlandesa indica que com esta compra do capital detido pela Siemens, a empresa que reuniu em 2007 as áreas de fabrico de equipamentos e soluções para redes de telecomunicações das duas multinacionais passará a ser uma subsidiária da Nokia detida a 100%.
A Nokia indica que vai manter a estrutura de gestão da NSN, continuando como CEO Rajeev Suri e como presidente Jesper Ovesen e que a sede da empresa se mantém em Espoo (Finlândia), localidade onde a Nokia também tem a sua sede.
Joe Kaeser, administrador executivo da Siemens com a área financeira (CFO), citado em comunicado, afirma que com esta transacção a multinacional alemã prossegue a sua estratégia de se focar nas áreas centrais da sua actividade, a gestão de energia, indústria, infra-estruturas e equipamentos de saúde.
Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia, garante que a NSN melhorou o seu comportamento operacional e financeiro e detém uma posição de liderança na quarta geração móvel LTE, o que constitui uma oportunidade de crescimento.
A Nokia espera que a transacção se conclua durante o terceiro trimestre, que agora se inicia.