A consultora Canalys afirma que o duopólio das plataformas iOS e Android nos smartphones e tablets reproduz-se na disponibilidade das aplicações móveis mais populares nas respectivas lojas.
Aquela consultora e analista de mercados afirma que das 50 aplicações grátis e das 50 aplicações pagas com mais downloads na Apple App Store e Google Play (loja Android) dos Estados Unidos nos primeiros 20 dias de Maio, apenas 34% estavam disponíveis no dia 21 de Maio na Windows Phone Store e na BlackBerry World.
A Canalys precisa que a Windows Phone Store apenas tinha 16 das 50 aplicações grátis da Apple com mais downloads no período em análise e 14 das «top 50» aplicações pagas.
A loja online do Windows Phone tinha 16 das aplicações grátis do «top 50» do Google Play e 13 das 50 aplicações Android pagas mais procuradas.
Quanto à loja BlackBerry World, na plataforma BlackBerry 10, tinha cinco aplicações do «top 50» grátis iOS e 9 das 50 pagas mais vendidas.
A mesma plataforma tinha 11 aplicações do «Top 50» da Google Play, tanto nas grátis como nas pagas.
A Canalys sublinha que esta situação é reproduzida nas lojas online de aplicações móveis de muitos outros países do mundo.
Tim Shepherd, analista sénior da Canalys, destaca que a Microsoft e a BlackBerry têm de fazer ainda um grande esforço na construção dos seus eco-sistemas de aplicações móveis para se tornarem competitivas naquele domínio.
A disponibilidade de aplicações chave é um factor importante das decisões de compra iniciais de dispositivos móveis e essa tendência deverá acentuar-se, afirma Shepherd.
No início de Maio a Microsoft anunciou ter ultrapassado as 145 mil aplicações para Windows Phone e a RIM revelou que já dispunha de mais de 120 mil aplicações para a nova plataforma BlackBerry 10.
Tanto a Apple como a Google anunciam ter mais de 800 mil aplicações móveis nas suas lojas online.
A Canalys assinala que a Microsoft e a RIM precisam de assegurar a maior disponibilidade de aplicações, o que implica serem capazes de atrair proactivamente aplicações das marcas mais relevantes localmente nos seus mercados chave, incluindo de bancos, retalhistas, serviços de transportes, notícias, desportos e meteorologia, além de jogos populares.
A contradição é que maiores vendas de terminais de uma plataforma aumenta o interesse dos desenvolvedores por apresentar aplicações para esse sistema operativo, mas o interesse dos consumidores pela compra de terminais que utilizam um determinado sistema operativo está também de alguma forma dependente das aplicações existentes para essa plataforma.