Portugal é um dos países da zona euro onde as tarifas de banda larga fixa residencial são mais caras em dólares, corrigidos por paridades de poder de compra (PPP), segundo um estudo da consultora Point Topic em 90 países.
Entre os 90 países, Portugal apresenta no primeiro trimestre de 2013 a 33ª tarifa de banda larga fixa residencial mais cara (66 dólares).
A Point Topic diz que o estudo abrange as tarifas de banda larga residencial, fornecidas individualmente ou em pacotes, e as diversas tecnologias: DSL (sobre par de cobre), cabo coaxial ou fibra óptica.
A base de dados da consultora inclui 2 889 tarifas residenciais e dispõe, também, de 2 310 tarifas empresariais, não consideradas neste relatório.
A Point Topic coloca Portugal como o terceiro país da zona euro com tarifas de banda larga fixa mais caras, apenas ultrapassado pelo Luxemburgo (72 dólares) e pela Eslovénia (71 dólares).
Os países da zona euro com tarifas de banda larga fixa residencial (em dólares, corrigidas por PPP para ter em conta o poder de compra) mais baratas são a Estónia (25 dólares), o segundo mais barato entre os 90 considerados, a Suécia (35 dólares), a Grécia (37 dólares), a Eslováquia (39 dólares) e a Alemanha e Finlândia (40 dólares).
Os países com banda larga mais cara entre os abrangidos no relatório são a Tailândia (161 dólares), Sudão (153 dólares), Paquistão (137 dólares) e Perú e Sérvia (135 dólares).
A Índia surge em 12.º lugar com 116 dólares, os Estados Unidos em 17.º (90 dólares), o Brasil em 23.º (81 dólares), a Rússia em 61.º (45 dólares), enquanto a China é o país dos chamados BRIC com preços mais baixos (39 dólares), o que a torna o 12.º mercado mais barato entre os 90 considerados.