A empresa de soluções de armazenamento WD, do grupo Western Digital, anunciou um acordo com a Sandisk para incorporar a tecnologia de memória flash da Sandisk nos discos híbridos SSHD de 2,5 polegadas da WD.
Em comunicado, a WD indica que os seus discos «Solid State Hybrid Drive (SSHD) de 2,5 polegadas são os mais finos do mundo.
Acrescenta que a tecnologia iSSD, da Sandisk, uma tecnologia de 19 nanometros, oferece aos discos híbridos da WD um equilíbrio entre desempenho, baixo consumo de energia e custo mais acessível e permite oferecer uma capacidade de armazenamento maior do que a normal nos discos SSD.
Os discos «Solid State Drive» são uma componente indispensável para o arranque quase imediato dos «ultrabooks», com conceito Intel de portáteis ultrafinos e ultra leves, de elevado desempenho, com processadores de última geração.
Os discos SSD são mais fiáveis e mais rápidos do que os discos rígidos (HDD -«Hard Disk Drive»), mas têm preços mais elevados e oferecem capacidades de armazenamento comparativamente menores (normalmente até 256 gigabytes).
A WD salienta que, ao trabalhar com a tecnologia flash da Sandisk, conseguiu discos SSHD que combinam o melhor das duas tecnologias.
Indica que os SSHD WD Black, com 5 milímetros de espessura, oferecem uma capacidade de armazenamento de 500 Gigabytes (Gb).