Receitas da Sonaecom caíram 4,1% no I trimestre de 2012

Publicado em 29/04/2013 23:10 em Destaques

O volume de negócios da Sonaecom caiu 4,1% homólogos no primeiro trimestre de 2012, para 194,1 milhões de euros, anunciou hoje a «holding» de telecomunicações, tecnologias e media do grupo Sonae.

Em comunicado de resultados, a Sonaecom indica que teve lucros de 18,4 milhões de euros no trimestre, um acréscimo homólogo (face ao mesmo período do ano anterior) de 8,5%.

Ângelo Paupério, CEO (presidente executivo) da Sonaecom, citado no comunicado, assinala que o processo de fusão entre a ZON Multimedia e a Optimus está agora apenas dependente da aprovação da Autoridade da Concorrência e sublinha que apesar do contexto recessivo e das limitações impostas pela fusão prevista, «a actividade manteve-se em linha com as melhores expectativas».

O número de clientes do operador de telecomunicações Optimus baixou 2,8%, para 3,51 milhões, e a receita média por cliente (ARPU) caiu 8,6%, principalmente devido a uma quebra de 36,8% nas receitas de interligação, enquanto as receitas de clientes caíram 4,8%.

A base de clientes da Optimus ficou em 3,51 milhões de subscritores no fim de Março, uma queda de 2,8% face a um ano antes.

No móvel, o volume de negócios caiu 7,6%homólogos no primeiro trimestre, para 117,6 milhões de euros, com redução de 10,5% nas receitas de serviços e quebra de 11,4% nas vendas de equipamentos.

No negócio de rede fixa, o número de acesso baixou 9,3%, para 330 019, exclusivamente devido a uma redução de 17,4% no segmento residencial, enquanto os acessos de empresas cresceram 1,5%.

No entanto, as receitas do serviço fixo da Optimus aumentaram 0,9%, para 53,9 milhões de euros.

Na área tecnológica (SSI - Software e Serviços de Informação), as receitas cresceram 9,4%, para 26,5 milhões de euros, com as receitas de serviços a aumentarem 24,4%, para 22,2 milhões de euros, compensando a queda de 32,3% nas vendas de equipamentos.

O número de trabalhadores do SSI cresceram 15,7% entre os primeiros trimestres de 2012 e 2013, para 649 trabalhadores.

A WeDo Technologies teve um crescimento de 60,1% nas receitas geradas fora de Portugal, que já representam 80,9% do volume de negócios total, indica a Sonaecom.

Ainda sem comentários