Samsung Galaxy S4 chega dia 27 a Portugal

Samsung Galaxy S4 chega dia 27 a PortugalPublicado em 16/04/2013 15:40 em Destaques

A Samsung Portugal apresentou hoje o novo smartphone topo de gama Galaxy S4, «com o primeiro ecrã ‘Full HD Super AMOLED’ do mundo», que chega às lojas e aos operadores no sábado, 27 de Abril, às 10H00.

Em encontro com a imprensa, os responsáveis da Samsung indicaram que o Galaxy S4 pode começar a ser pré-reservado a partir da meia noite de hoje.

Nuno Parreira, director da Samsung Portugal responsável pela divisão móvel, sublinhou que a equipa de engenharia e desenvolvimento da Samsung ouviu muitos utilizadores e parceiros de negócio para conseguir que o Galaxy S4 vá ao encontro do que as pessoas querem.

Pankaj Parshotan e Miguel Lima, da Samsung Portugal, apresentaram as funcionalidades do smartphone.

Destacaram a funcionalidade «Dual Shot», que permite que o utilizador tire fotografias com ambas as câmaras, o que possibilita que quem está a tirar a fotografia apareça também na fotografia de grupo com familiares ou amigos ou que numa videochamada o interlocutor veja simultaneamente a pessoa e o ambiente.

A função «Drama Shot» permite captar todos os momentos da acção numa imagem contínua e o «Sound & Shot» gravar o som quando a foto é tirada, adiantaram

Os responsáveis da Samsung salientaram as funcionalidades «Group Play», que partilha música, vídeo, fotografias, documentos ou jogos entre até oito pessoas na mesma sala sem necessidade de Wi-Fi ou rede móvel, e «Share Music», que sincroniza música em vários auscultadores.

Pankaj Parshotan afirmou que o S4 traz a funcionalidade S Translator, que permite fazer traduções entre vários línguas, mas actualmente só está disponível em português do Brasil. Garantiu que em breve também suportará português europeu.

Miguel Lima e Pankaj Parshotan destacaram também a funcionalidade «Smart Pause», que para o vídeo quando o utilizador desvia os olhos do ecrã do telemóvel e retoma a reprodução quando volta a olhar para o ecrã, e o «Smart Scroll», que faz correr um texto ou imagem, por exemplo de uma mensagem electrónica, quando o olhar vai para cima ou para baixo.

Indicaram que o «WatchON» permite que o smartphone funcione como telecomando da televisão mas com capacidade de aprender o que utilizador costuma ver para lhe dar sugestões ou recordar que vai dar um programa televisivo do tipo dos que prefere.

Os responsáveis da Samsung salientaram que é possível comprar um dispositivo que funciona como uma «cloud» privada em casa, com 1 terabyte (Tb) de capacidade, em alternativa à possibilidade de guardar vídeos, fotos, músicas ou ficheiros na nuvem com um armazenamento mais limitada, e a função KNOX, que permite separar o espaço pessoal dos conteúdos profissionais.

Miguel Lima adiantou que o S4 tem uma função «S Health» (de saúde) que tem disponíveis acessórios mas que se baseia também num conjunto de sensores que medem a pressão atmosférica, temperatura e nível de humidade, campos magnéticos e a luminosidade.

Outros sensores detectam movimentos e rotações do telemóvel e reconhecem os movimentos da mão do utilizador.

Nuno Parreira disse ao sítio Falar de Tecnologia que a Samsung espera que em Portugal as vendas do Galaxy S4 sejam cerca do dobro do que vendeu o seu antecessor Galaxy S3 e apontou como objectivo da empresa aumentar a sua quota de mercado no país no segmento premium.

O preço recomendado do Galaxy S3 vai descer 50 euros, para 579 euros.

Nuno Parreira considerou que o mercado português deverá continuar a crescer no segmento de smartphones topo de gama porque as pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais por estes produtos.

Precisou que o Galaxy S4 tem um preço de venda recomendado de 799 euros livre de operador e de 649 euros nos três operadores de telecomunicações móveis.

O novo smartphone premium da marca sul-coreana vem equipado com um processador «quad-core» de 1,9 GigaHertz (GHz), ecrã «Full HD Super AMOLED» de 5 polegadas, uma câmara traseira de 13 megapíxeis e outra frontal de 2 megapíxeis, com gravação Full HD, ligações móveis de terceira geração e quarta (LTE), memória RAM de 2 megabytes (Mb) e capacidade de armazenamento 16 Gb, com suporte para cartão MicroSD até 64 Gb.

O Galaxy S4 tem ligações GPS e GLONASS (sistema russo equivalente ao GPS), Wi-Fi, NFC (Near Field Communications), Bluetooth 4.0 e por infravermelhos.

O sistema operativo é o Android 4.2.2 (Jelly Bean), do Google.

Os responsáveis da Samsung Portugal indicaram que o Galaxy 4 tem uma versão com processador «octa core» mas que não suporta ligações móveis LTE. Precisaram que o único modelo «octa core» que suporta a quarta geração móvel se destina ao Japão.

Ainda sem comentários